quarta-feira, abril 11, 2012

É proibido proibir

Pertenço a uma geração para a qual a única coisa que era proibido era, precisamente, proibir. Agora, este Governo miserável – que, com a nossa passividade, a nossa deficiente cidadania, mantemos no poder – expulsa, rasga, «descontinua», saca, proíbe.
Desta vez é o ministro do FNS (leia-se «Fim do Sistema Nacional de Saúde») que vai proibir o fumo do tabaco, nos carros que transportem crianças. Duas coisas que ainda faço, apesar da minha provecta idade, são fumar e conduzir, não necessariamente ao mesmo tempo. Mas procuro não fumar no carro, e nunca, mas nunca, fumo com passageiros lá dentro. E muito menos com crianças. Nem em casa o faço.
Desta vez não em nome da saúde mas dos gastos com a doença e as baixas, vem o ministro proibir-nos?! É claro que não fumar na presença de crianças é a atitude correcta; o que não posso aceitar é que seja o governo a proibir. Mas…
Que governo é este? Que cidadãos somos nós? O que vão eles proibir a seguir? Em nome de quê? E ninguém os proíbe de praticar atentados, como este do fecho da maternidade Alfredo da Costa?

Sem comentários: